Acessibilidade: o que é? Descubra aqui!

Acessibilidade: o que é? Descubra aqui!

Acessibilidade: o que é? Descubra aqui!

14 de novembro de 2018

Acessibilidade: o que é? Descubra aqui!

Ultimamente, é bastante comum ouvir falar sobre acessibilidade, bem como inclusão social e maior respeito às diferenças.

Principalmente na internet, sempre observamos as pessoas mencionando estes temas visando maior respaldo, igualdade e entendimento quanto ao ponto de vista do outro.

Mas será que você sabe o que é acessibilidade? Neste artigo vamos explicar alguns pormenores que giram em torno do seu significado, acompanhe!

Acessibilidade: o que é?

As ferramentas que representam a acessibilidade podem estar bem mais perto do que você imagina.

Se o seu passeio, por exemplo, está adequado às normas exigidas pelo município, ele provavelmente não é “acidentado”, mas sim plano e com opções de rampas ou elevações suaves que não atrapalham a locomoção de um cadeirante, por exemplo.

O mesmo deve ocorrer dentro da sua própria casa. Se você possui uma barra de apoio inox no banheiro, certamente a instalou priorizando a acessibilidade de alguém.

Barras de apoio inox também são colocadas ao longo de escadarias de condomínios e banheiros, por exemplo, servindo como corrimão inox e aumento da segurança de quem frequenta os ambientes.

Mas, afinal de contas, o que é acessibilidade?

O termo acessibilidade significa capaz de acessar se referindo a um objeto ou lugar acessível seja para pessoas com capacidade física limitada ou para a maior quantidade de pessoas diferentes o possível.

Acessibilidade & Deficiência

Nem sempre a acessibilidade está relacionada a alguma deficiência e nem sempre as deficiências e limitações físicas (ou neurológicas) demandam espaços diferenciados com alternativas de acessibilidade.

Contudo, vamos abordar agora a correlação desta necessidade para quem possui alguma deficiência física, por exemplo. Primeiramente, é necessário entender que o direito de ir e vir das pessoas deficientes é primordial.

Ou seja, a pessoa com limitações deve conseguir frequentar escolas, faculdades, bibliotecas, praças, lojas e comércio em geral, cinema, restaurantes, e até mesmo o transporte público. Para isso, ela precisa de autonomia e praticidade na hora de adentrar estes espaços.

Porém, existem muitos prédios inacessíveis para portadores de deficiência, seja por ter sido projetado antigamente, ou porque possui elementos compondo sua estrutura que impossibilitam a entrada de PcD (Pessoas com Deficiência).

Automaticamente, isso significa que este tipo de espaço exclui PcD’s de participar de eventos ou atividades costumeiras nestes locais, o que é contra a lei, visto que os direitos devem ser iguais para todos, independentemente se o local é gratuito ou pago.

Isso vale também para instalações em edifícios que ainda estão em construção, considerando que as pessoas com deficiência não podem sentir-se discriminada se não conseguir acessar determinado local.

Fala sério: imagina o quanto pode ser frustrante ter que assistir a um filme na primeira fila do cinema porque a cadeira de rodas não sobe a rampa, por exemplo, ou chegar em um hotel e ter que se hospedar no térreo devido à dificuldade em acessar o próximo andar.

É para evitar esse tipo de frustração que o tema é cada vez mais abordado, e queremos deixar registrado a importância em conscientizar as pessoas de uma vez por todas de que a acessibilidade é um termo simples, porém garantido por lei, e que pode otimizar a qualidade de vida de quem tem limitações.

Acessórios que Facilitam a Acessibilidade

Você já aprendeu que a acessibilidade deve ser garantida em hospitais, instituições governamentais (postos de saúde, escolas, prefeitura, correios, etc), mas e como garantir a acessibilidade do portador de deficiência dentro da própria residência?

Você já pensou sobre aquelas pessoas que não pode fazer grandes reformas devido a um membro da família que ficou idoso e começou a apresentar dificuldades de locomoção. Ou não possuem condições financeiras o suficiente para modificar a estrutura de seu lar.

Justamente por isso é que existem acessórios que facilitam a acessibilidade dessas pessoas. Rampas, elevadores, um corrimão bem instalado, na altura e distância adequada da parede garantem maior conforto para a PcD.

Pensando nisso, a Casual Inox projeta e confecciona cadeira de banho customizada, barras de apoio inox, guarda corpo inox e corrimão personalizados conforme a necessidade do cliente. É isso mesmo!

Entre em contato com a Casual Inox e saiba mais sobre os nossos serviços exclusivos para atender às demandas de acessibilidade que cada freguês apresenta.