Cadeira de Banho e Barra de Apoio

Cadeira de Banho e Barra de Apoio

Cadeira de Banho e Barra de Apoio

Cadeira de Banho Adaptada: o que é?

As tarefas diárias simples tornam-se mais desafiadoras à medida que envelhecemos, especialmente quando nossas articulações e ossos não possuem a mesma agilidade. Isso se torna ainda mais agravante quando é hora de tomar um banho.

Você sabia que o banheiro é local mais perigoso para aqueles que são idosos ou enfermos, porque é onde ocorre a maioria dos acidentes como escorregões, tropeções, quedas e ferimentos mais graves?

A Importância da cadeira para banho

Mas a cadeira de banho pode eliminar a maioria dessas preocupações sobre riscos de acidentes enquanto estiver no banheiro. Podem ser feitas de plástico ou alumínio e não precisam ser fixas ao espaço do chuveiro, mas sim com rodinhas que facilitam o deslocamento e manobras.

Assim, essas pessoas não precisam ficar em pé durante o banho, uma verdadeira “mão na roda” para quem sofre de artrite, dores na costas ou mobilidade reduzida.

Tipos de cadeira de banho para idosos

As cadeiras de banho para idosos ou enfermos costumam ser leves e duráveis. Existem vários estilos para se encaixar no espaço dos banheiros residenciais e até hospitalares (ou de clínicas de recuperação, por exemplo).

Os freios nas rodas impedem que a cadeira se mova quando usada. Todos eles têm pernas de metal resistentes e a maioria tem assentos de plástico de alta resistência. Alguns modelos possuem materiais exóticos como teca e bambu.

Também existem modelos dobráveis e portáteis que podem ser transportados facilmente em viagens ou mudanças.

O importante é se conscientizar de que o ajuste do ambiente é uma ação decisiva para dar mais autonomia às pessoas com deficiência e, dessa maneira, ajudar em sua mobilidade e até independência.

Barra de Apoio em Inox

Por falar em mobilidade, o uso da barra de apoio inox não se limita apenas para pessoas deficientes, podem ser usadas por pessoas idosas, facilitando a locomoção ou atividades simples cotidianas como, por exemplo, assentar e levantar do vaso sanitário, da cadeira na mesa de jantar, etc.

Portanto, a instalação de barras de apoio em inox é mais uma medida preventiva, pois evita quedas e acidentes, além de tornar a locomoção diária muito mais prática para quem enfrenta adversidades neste sentido.

Leia Isso Antes de Comprar uma cadeira de banho!

Você percebeu que a utilização da cadeira de banho para idosos – e qualquer outra pessoa passando por reabilitação ou adaptação em decorrência de cirurgias ou problemas físicos temporários ou permanentes – é extremamente relevante para uma higiene adequada, sem correr riscos de queda num ambiente tão inseguro quanto o piso do banheiro molhado.

Além desse aspecto, ainda existem as louças (peças sanitárias) que podem representar obstáculos igualmente perigosos.

Todo mundo se esquece disso…

Portanto, se você se pergunta como usar a cadeira de banho, entenda que, primeiramente, você deve analisar a estrutura do seu banheiro:

  • A porta do banheiro é muito estreita, ou existem objetos que impedem a passagem tranquila de uma cadeira de rodas?
  • Além disso, o espaço dentro do box é amplo o suficiente para acomodar confortavelmente o usuário na cadeira e uma outra pessoa em pé auxiliando durante o banho?

DICA DE OURO

Se você se esqueceu de avaliar essas características do toalete, muita calma nessa hora! Não precisa, necessariamente, pensar em fazer reformas no recinto para adaptar a cadeira de banho.

O ideal, na verdade, seria você conversar com uma equipe especializada antes mesmo de qualquer reforma. Desse modo, é possível verificar as medidas do seu banheiro, do espaço do box e, caso seja necessário, confeccionar uma cadeira de banho que se encaixe no vão disponível.

Muitas vezes, algumas pessoas solicitam a retirada do box, por exemplo, tornando o ambiente muito mais amplo. Porém, o ideal é consultar um especialista antes de investir em modificações.

Até porque, ele também tem condições de recomendar a instalação das barras de apoio em inox e, se for necessária alguma pequena reforma ou adaptação, você já inclui estes itens.

O profissional responsável pela elaboração de projetos de cadeira de banho também considera as condições do usuário da cadeira: se consegue ficar sentado, se precisa de maior segurança, etc.

Enfim, tenha em mente que a aparelhagem é projetada para atender às privações de maneira primordial e, obviamente, eficaz!

Qual a Melhor Cadeira de Banho?

Como as cadeiras para banho são fabricadas especialmente para suprir as exigências dos usuários, é importante investir em um modelo que atende-as assertivamente.

Cadeira de Banho em Aço Inox

Por isso, independentemente das limitações serem temporárias ou permanentes, o utensílio que apresenta um excelente custo-benefício é a cadeira de banho em inox.

Isso porque, em se tratando de molhar ou ficar dentro de um ambiente muito úmido, é melhor optar por um material resistente, com alta durabilidade e segurança.

Para você ter uma ideia, dependendo do peso do idoso, pode ser que uma cadeira plástica não seja suficiente em longo prazo.

Outro detalhe é que a cadeira de banho em aço inox pode ser personalizada com um assento sanitário removível  e espaço para encaixar um recipiente embaixo – geralmente em casos de incontinência fisiológica – onde é possível ficar à vontade durante o próprio banho.

Como Usar Cadeira de Banho?

Como você pode ver, apesar da cadeira de banho estar relacionada às limitações que qualquer pessoa pode enfrentar (e tende a passar com o avanço da idade), esta ferramenta acaba ganhando uma conotação muito positiva, determinada pelo próprio usuário, já que o uso da mesma melhora sua qualidade de vida.

Para usar a cadeira de banho corretamente, as principais sugestões são:

  • No caso de pessoas acamadas, o ideal é colocar a cadeira de banho ao lado da cama com a trava de rodas acionada;
  • Em seguida, mover a pessoa cuidadosamente, assentando-a confortavelmente na cadeira;
  • Conferir se o posicionamento está seguro;
  • Depois, é só deslocar a cadeira de banho em inox para perto do chuveiro, ou num ponto do banheiro no qual é possível manusear o chuveirinho, por exemplo, ou levar a cadeira até embaixo do próprio chuveiro.

Vale destacar que nem todas as pessoas que utilizam a cadeira de rodas para banho possuem equilíbrio suficiente para ficar assentado sem um acompanhante por perto. Logo, a higiene pessoal, nestes casos, costuma ser efetuada por terceiros.

Onde Comprar Cadeira de Banho BH?

A cadeira de banho inox e feita sob medida para facilitar o banho da pessoa com deficiência, além de ter uma durabilidade maior.

As peças são confeccionadas conforme as demandas específicas das pessoas com algum tipo de deficiência ou limitação. Dessa forma, o banheiro se torna um local bem mais seguro e com maior acessibilidade.

A  Casual Inox tem o compromisso com a qualidade de seus produtos, são peças fabricadas por pessoas altamente capacitadas e com vasta experiência no mercado, utilizamos materiais de alta qualidade nos serviços, para obtermos um resultado satisfatório.

Trabalhamos com os seguintes produtos para acessibilidade.

  • Barra de apoio;
  • Cadeira de banho;
  • Corrimão de acessibilidade.

Trabalhamos com acessibilidade, corrimão, esculturas em aço inox e guarda corpo, solicite um orçamento.

Solicite um orçamento