Casa adaptada para idoso: como equipar os ambientes

Casa adaptada para idoso: como equipar os ambientes

Casa adaptada para idoso: como equipar os ambientes

15 de outubro de 2020

Casa adaptada para idoso: como equipar os ambientes

Você sabe como fazer uma casa adaptada para idoso? É sabido que, com o passar dos anos, nosso corpo passa por algumas limitações. Um idoso já não possui as mesmas habilidades que tinha quando jovem. Assim, tarefas que, antes, eram muito simples, acabam ganhando uma complexidade maior para serem feitas.

Quando falamos de tarefas simples, são simples mesmo. Um banho já requer alguns cuidados maiores. Até uma escada precisa ser bem preparada e por aí vai. Uma casa adaptada para idoso é fundamental para proporcionar bem-estar a ele.

Neste texto, vamos abordar algumas questões que envolvem o assunto. Então, você entenderá como ter uma casa adaptada para idoso — seja você essa pessoa idosa ou alguém com a qual você tem contato e já atingiu a terceira idade.

Como preparar uma casa adaptada para idoso

Muitas ações corriqueiras em nosso cotidiano podem ser um verdadeiro desafio na vida do idoso. Além do mais, a idade não chega de uma hora para outra. Por isso, o próprio idoso, muitas vezes, desafia-se por achar que consegue fazer uma atividade que antes tinha uma tremenda facilidade para fazer.

Por conta disso, é preciso optar por móveis de qualidade dentre uma série de outros aparatos que facilitam a vida de um idoso. O fato é que ter uma casa preparada para receber idosos é também um gesto de empatia por promover acessibilidade no local. Além do mais, se você é novo e não tem planos de se mudar, uma hora você vai precisar de amparo também.

Agora vamos passar uma lista de cômodos/locais bem como acessórios que melhoram a acessibilidade e a estabilidade do idoso na casa.

Quarto

Deixe a mesa de cabeceira na altura do colchão para evitar batidas desnecessárias. Isso porque a pele do idoso é naturalmente menos resistente e qualquer impacto pode perfurar e causar sangramentos. Nada de camas muito altas, qualquer queda é perigosa.

Banheiro

Começando pelo banheiro, é um local da casa onde os idosos mais se acidentam. Por isso, todo cuidado é pouco. Contar com uma barra de apoio que auxilie o idoso no banho é fundamental. Outra grande aliada dos idosos para um banho seguro é a cadeira de banho.

Corredor

Se a sua casa tem um longo corredor, não hesite em colocar um corrimão para auxiliar. Assim, o idoso pode se apoiar quando bem entender.

Escadas

Subir uma escada já é algo cansativo para uma pessoa jovem. Não é todo mundo que tem facilidade para usar uma. O desafio é ainda maior quando se fala de um idoso. Subir uma escada já é uma verdadeira luta, se não tiver um corrimão de escada para ele se apoiar é pior ainda.

Calçada

Se você mora em casa em vez de apartamento, evite qualquer maneira aplicar pisos escorregadios. Eles são perigosos para qualquer idade, para os idosos é ainda mais.

Agora você está sabendo como ter uma casa adaptada para idoso. Para saber mais, conheça nosso site e fique por dentro dos nossos produtos e de outros assuntos que podem auxiliar você em qualquer situação em sua casa.

Conheça nossos serviços:

Solicite um orçamento