Qual a diferença entre sacada, varanda e terraço?

Qual a diferença entre sacada, varanda e terraço?

Qual a diferença entre sacada, varanda e terraço?

21 de maio de 2021

Qual a diferença entre sacada, varanda e terraço?

Quer saber qual é a diferença entre sacada, varanda e terraço? Vamos te contar aqui!

Imagine uma área externa aconchegante, agradável e totalmente organizada, pronta para tirar fotos de toda a família, este é o sonho que muitas pessoas fazem quando compram ou alugam uma casa. 

Seja para ter um ambiente descontraído, receber visitas ou deixar a casa mais bonita, aproveitar o ar livre e sol em todas as estações do ano é fenomenal.

Quando falamos em uma área externa em casa, as alternativas são inúmeras, algumas pessoas preferem um terraço, outras sacadas e varandas, dependendo do gosto de cada um e orçamento para construir.

Mas a questão é a seguinte, você sabe a diferença entre a sacada, a varanda e o terraço? 

Geralmente eles são bem parecidos e quase sempre servem para o mesmo propósito, entretanto existem grandes diferenças entre as sacadas, varandas e terraços.

Confira a seguir as principais diferenças entre estes três ambientes.

Sacada

A sacada é uma plataforma externa projetada na parede do prédio ou casa, geralmente ela é protegida por um guarda corpo que pode ser feito em vários tipos de materiais e oferece total segurança para as pessoas que estejam ali presentes.

Elas criam um efeito visual como se estivesse pulando para fora do apartamento. Quase sempre, as sacadas são ligadas a salas ou quartos.

Na maioria das vezes, as sacadas são pequenas e não costumam ser usadas como espaços sociais. Normalmente as sacadas servem como extensões do espaço interior da casa e trazem um espaço aberto ventilado e agradável.

Varanda

Já a varanda é considerada como um espaço que faz uma união entre o interior e o exterior de uma casa e quase sempre ela é protegida por uma cobertura ou um toldo.

No caso de varandas suspensas, normalmente também são instalados guarda corpos de inox ou de madeira, que oferecem maior durabilidade e segurança.

A varanda quase sempre está na parte frontal da casa, permitindo o acesso à entrada da frente.

Os propósitos de ter uma varanda são inúmeros. Ela pode ser um ampliador de ambientes, um cômodo auxiliar na decoração e oferecer um local adicional para muitas atividades, como lazer e descanso.

Terraço

Derivado da palavra terra, que vem do latim, corresponde que este local é construído sobre um plano elevado. O terraço é um local totalmente aberto que fica localizado em cima de um prédio ou casa.

Nem sempre são instalados guarda corpos nos terraços, mas quem prefere ter uma segurança maior sempre opta por esta opção.

Assim como a sacada e a varanda, o terraço também tem diversas funcionalidades. Pode ser jardim ao ar livre, uma área para piscin, e todo o tipo de lazer.

Conclusão

Ter uma sacada, varanda ou terraço em casa é maravilhoso, mas quando pensamos em ter um local como este, é importante frisar a segurança.

Espaços abertos, principalmente os mais altos, tem que ter um guarda corpo para garantir a segurança.

Além disso, o guarda corpo precisa ser resistente, e com um material que dure por anos.

Você não vai querer uma sacada perigosa, não é mesmo?

Na hora de instalar, conte com quem entende de guarda corpos, ter profissionais qualificados na fabricação e instalação, é o que vai garantir a sua segurança e da sua família. 

A Casual Inox oferece a instalação de guarda corpo de inox e corrimão para os mais diversos ambientes, te deixando tranquilo na hora de construir. Entre em contato e conheça nossas soluções!

Conheça nossos serviços:

Solicite um orçamento