Guarda Corpo Inox

Guarda Corpo Inox

Guarda Corpo Inox

Solicite um orçamento

O Guarda corpo de vidro, ou também conhecido como parapeito de vidro, e o guarda corpo inox, são alguns dos principais itens de segurança para sua residência, edifício ou empresa, pois protege as pessoas de possíveis acidentes e quedas.

Escadas, varandas, coberturas ou qualquer lugar que tenha desnível de altura, precisam ter um guarda-corpo, pois é um item de segurança. Ele pode ser também um item estético, que ajuda a compor o estilo do ambiente, já que sua confecção tem sido aprimorada, cada vez mais. 

Guarda corpo: o que é?

O guarda-corpo é uma estrutura projetada para aumentar a segurança de uma pessoa, fornecer estabilidade e apoio. Como o objetivo é evitar queda ou lesão, eles são bastante usados em escadas, rampas, sacadas, varandas, lajes de prédios e até estradas.

Obviamente, a confecção do guarda-corpo vai depender de onde ele será instalado, daí a grande variação de materiais: vidro (para escadas, varandas e sacadas); aço; grades de ferro galvanizado (para escadaria de edifícios); estilo trilho reto (para rodovias, por exemplo) e até alvenaria (parapeito de cimento para pontes ou estradas).

Inclusive, se precisa de um mezanino, por exemplo, um ótimo investimento é guarda-corpo, pois resguarda o ambiente, embeleza e ainda otimiza o espaço usado.

Guarda Corpo: Normas

O guarda-corpo é um item de segurança, que se tornou aliado também da decoração das casas. Porém, por ter a função de preservar o ambiente seguro, seja ele interno ou externo, existem algumas normas na hora de usá-lo. 

Essas normas regularizam tanto a correta instalação do guarda-corpo, como o tipo certo de material para construir esse item.  

A NBR 14.718 regulamenta que “A função do guarda-corpo é garantir segurança aos usuários e seu uso só é obrigatório diante de um desnível maior do que 1 m.”

Ela instrui que toda saída de emergência, sejam corredores, escadas, patamares, terraços, entre outros, precisam ter, de ambos os lados, um guarda-corpo

E atenção, às normas também dizem respeito a fabricação e manutenção do guarda corpo: “No caso de o guarda-corpo sofrer algum dano ou apresentar componentes soltos, durante a sua utilização, o usuário deve verificar as condições dos componentes e sistemas de fixação para providenciar a manutenção corretiva ou, eventualmente, substituição.”

“Os componentes do guarda-corpo não devem apresentar defeitos que comprometam o desempenho ou a durabilidade”

E, apesar da madeira também ser utilizada na criação de guarda-corpo, sua presença não consta na lista de materiais da ABNT NBR 14718. Isso porque projetos de estrutura de madeira têm uma norma específica, a ABNT/NBR 7190. 

Os principais materiais são guarda-corpo de aço inox, guarda-corpo de vidro,  alumínio e de concreto.

É fundamental ter um produto com garantia de resistência, qualidade e que siga todos os padrões de segurança estabelecidos pela ABNT (aqui só citamos alguns).

 A Casual Inox atua no mercado de forma responsável e ativa, para garantir segurança através dos seus serviço, um desses serviços incluí a fabricação de guarda-corpo

A instalação de guarda-corpo em prédios, na área externa, segue as normas indicadas e, ainda, precisa ser consultada pelo síndico, para que esteja de acordo com os padrões do prédio como um todo. 

Qual altura ideal do Guarda Corpo?

Segundo a ABNT:

“A altura mínima do guarda-corpo, considerada entre o piso acabado e a parte superior do peitoril, deve ser de 1 100 mm. Se a altura da mureta for menor ou igual a 200 mm ou maior que 800 mm, a altura total deve ser de no mínimo 1 100 mm. Se a altura da mureta estiver entre 200 mm e 800 mm, a altura do guarda-corpo não deve ser inferior a 900 mm”

Essa altura garante a segurança tanto de crianças como de adultos e idosos. Lembrando que essa é uma referência, um cálculo guia para se seguir. Mas ,não se preocupe, quando você contrata com profissionais competentes, eles indica, as medidas certas do guarda-corpo e garantem sua segurança

Aplicações do guarda-corpo:

Atualmente, a Casual Inox atua com as seguintes aplicações de guarda-corpo / parapeito:

  • Guarda-corpo de corredor em aço inox;
  • Guarda-corpo de escada em aço inox;
  • Guarda-corpo de sacada em aço inox;
  • Guarda-corpo de varanda em aço inox;
  • Guarda-corpo para empresas em aço inox.

Com o sistema de fixação eficaz, a Casual Inox visa sempre agregar ao seu ambiente beleza, praticidade e elegância, oferecendo a você uma combinação ideal de sofisticação, segurança e durabilidade tudo isso com um design moderno e exclusivo.

Guarda-corpo garante a segurança em residências

Bastante utilizado em residências, o guarda-corpo de vidro normalmente circunda uma escada ou rampa, e serve de base para um belo corrimão em inox, por exemplo. Também existem pessoas que optam apenas pelo parapeito de vidro, inteiriço, sem a necessidade de mesclar estruturas metalizadas.

Modelos de Guarda Corpo

Guarda Corpo Inox

O guarda corpo inox é excelente, principalmente para áreas externas, pois ele é muito resistente a ações intemperes (como vento, chuvas, poeira e etc) que podem ser corrosivas ou oxidantes. Ele é reciclável, o que é uma opção sustentável para sua obra ou projeto, e de fácil conservação e limpeza. 

Ele possui design despojado e pode ser usado junto ao vidro, o que é bem usual. Eles podem ter aspecto neutro, porém compõem peças muito sofisticadas. Vai do projeto e da demanda de cada um. 

E, uma coisa é certa, o guarda corpo de inox possui uma extensa vida útil. 

O guarda corpo  inox é usado em residências (escadas, varandas e sacadas), em lugares públicos e comerciais, como shoppings e teatros. Além de ambientes corporativos, que também precisam de devida proteção. 

Guarda Corpo de Vidro

O guarda corpo de vidro também tem regulamentações específicas e são os que mais oferecem segurança. O vidro laminado e o temperado laminado estão regulamentados pela ABNT como aptos a constituírem o guarda corpo

Na NBR 7199 diz: “O envidraçamento de balaustradas, parapeitos, sacadas e vidraças não verticais sobre passagem devem ser executados com vidros de segurança laminados ou aramados, salvo se for prevista proteção adequada”.

O guarda corpo de vidro confere beleza única ao ambiente, ampliando e garantindo máxima segurança. Esteticamente privilegia muito o local que ganha ares de modernidade e sofisticação. 

O guarda corpo de vidro pode se sustentar sem auxílio de outros materiais, o que garante o design ainda mais clean. Porém também pode ser misturado a peças de inox, o que dá uma sensação visual de maior segurança. 

Para quem tem crianças é a melhor escolha, pois é feito de uma peça de vidro inteira, então não costuma ter grande vãos ou lacunas, o que impede a criança se esgueirar entre vãos do guarda corpo.

Atualmente, o vidro é um dos materiais mais utilizados para cercar sacadas, varandas escadas ou mezaninos, pois este material concede elegância e simplicidade a qualquer ambiente.

Para quem deseja valorizar um empreendimento o guarda corpo de vidro é a pedida certa, já que eles são muito queridos entre a maioria das pessoas, pela sua elegância, durabilidade, facilidade de manutenção e proteção.

O que é guarda corpo de escada?

O guarda corpo de escada é a proteção que resguarda as pessoas que circulam no local de acidentes. Escadas costumam ter altura elevada, o que faz com que precisem muito de um item de proteção que as acompanhe. 

São inúmeras as vantagens de um guarda-corpo de escada. Elas incluem, valorização do imóvel, facilidade de limpeza, composição da decoração do ambiente, maiores índices de segurança e amplitude dos ambientes externos

O guarda corpo de escada pode de muitos materiais, inclusive vidro e inox, apresentando todos os benefícios listados acima. Como a escada é um local que acumula muita sujeira (seja poeira ou gordura) o inox pode ser mais fácil de limpar e conversar.

Variações do guarda-corpo para escadas

Entre os mais procurados, estão o guarda-corpo para escadas e o guarda-corpo para varandas. Confira alguns tipos de escada onde ele pode (e deve!) ser instalado, bem como a versatilidade dos materiais usados em sua confecção.

Ambos terão vantagens, porém, sempre se lembre que tudo vai depender do estilo de ambiente que deseja, para que tudo se encaixe perfeitamente.  

A Casual Inox ajuda a você com as melhores opções para o seu projeto, com objetivo de alcançar as suas expectativas.  

Tipos de escada que precisam de guarda-corpo

  • Guarda corpo para escada residencial;
  • Guarda corpo para escada industrial;
  • Guarda corpo escada de incêndio;
  • Guarda corpo para escada interna;
  • Guarda corpo para escada externa;
  • Guarda corpo para escada marinheiro;
  • Guarda corpo para escada caracol.

Materiais para confecção de guarda-corpo

  • Guarda corpo para escada de ferro;
  • Guarda corpo para escada em madeira;
  • Guarda corpo para escada em alumínio;
  • Guarda corpo de escada em vidro temperado;
  • Guarda corpo para escada em alumínio;
  • Guarda corpo de escada com cabo de aço;
  • Guarda corpo de escada com pinça.

Lugares os quais é necessário ter também um guarda-corpo

  • Guarda corpo para deck;
  • Guarda corpo para rampa;
  • Guarda corpo para sacada;
  • Guarda corpo para piscina;
  • Guarda corpo para laje;
  • Guarda corpo para terraço;  
  • Guarda corpo para mezanino.

(este modelo conhecido como pinça deixa o guarda-corpo em evidência, sendo que as pinças são estruturas metálicas menores e mais discretas, o que faz realçar o vidro. Neste caso, o parapeito pode fazer o papel de corrimão, ou você pode optar pelo corrimão na parte superior para complementar a segurança);

  • Guarda corpo de escada com torre

(Também permite que o vidro fique em evidência, e pequenas torres de inox sustentam o guarda-corpo).

Onde comprar guarda-corpo em BH:

Agora que você já conheceu a funcionalidade do corrimão, aproveite para solicitar um orçamento na Casual Inox.

Conte com uma empresa experiente e que realmente entende do assunto, afinal, a confecção do guarda corpo deve atender às normas e ele deve ser instalado por especialistas em projetos deste tipo para sua total conformidade.

Caso contrário, o guarda-corpo não oferecerá a proteção que os frequentadores do local precisam. Além da segurança que o guarda-corpo proporciona e que a sua família merece, invista na sofisticação que um belo parapeito em vidro temperado confere aos recintos internos e externos, transformando o visual de qualquer ambiente.

A Casual Inox tem o compromisso com a qualidade de seus produtos, são peças fabricadas por pessoas altamente capacitadas e com vasta experiência no mercado, utilizamos materiais de alta qualidade nos serviços, para obtermos um resultado satisfatório.

Entre em contato com a Casual Inox e peça seu orçamento de guarda-corpo:

Trabalhamos com cadeira de banho, barra de apoio inox, esculturas em inox e parapeito entre em contato conosco.

Conheça nossos serviços:

Solicite um orçamento