Rampa acessível: como construir um dentro dos padrões exigidos

Rampa acessível: como construir um dentro dos padrões exigidos
2 anos atrás

Um desnível pode ser superado de três maneiras diferentes que são por meio de: rampa acessível, escadas ou elevadores.

VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

Sonia Maria
Sonia Maria
09/10/2022
Excelência no atendimento, muito satisfeita com o trabalho do início ao fim! Com certeza irei solicitar seus serviços novamente.
Messiassrodriguess Rodrigues
Messiassrodriguess Rodrigues
12/02/2022
Bom atendimento
matilde figueiredo
matilde figueiredo
26/06/2021
Muito obrigado casual inox pelo belo trabalho realizado em minha casa vcs estão de parabéns , eu amei o trabalho de vcs ,meu guarda corpo da escada e da varanda ficaram maravilhosos...
Rafael Romao
Rafael Romao
23/01/2020
Pessoal excelente de serviço

Nem sempre construir um corrimão rampa acessibilidade é uma missão fácil, porém é fundamental observar o que traz a NBR 9050, pois é a norma que traz todas as informações técnicas que deve, ser seguidas por quem deseja saber como fazer o cálculo de rampa acessível. Por isso, confira e tenha o melhor meio de vencer o desnível.

PRECISA DE SOLUÇÕES EM INOX PARA O SEU PROJETO? FALE CONOSCO!

O que é uma rampa acessível?

Rampa acessível

Uma rampa acessível consiste em um piso que precisa ter de 5% a mais de inclinação. Contudo, esse recurso nem sempre é fácil de ser construído.

Qual é a inclinação ideal para um corrimão rampa acessibilidade?

rampa de acessibilidade

A rampa com acessibilidade precisa ter no máximo 8,33% de inclinação. Contudo, se ela for construída em um processo de reforma e não for possível atender o percentual, está permitido que a inclinação chegue a 12,5%.

Como calcular a rampa de acessibilidade, ainda passa por considerar no início e ao término dela,  disponibilizar patamares que tenham pelo 1,20m de dimensão longitudinal.

A norma ainda traz que os segmentos de rampa precisam contar com uma previsão de que os patamares sejam intermediários e com dimensão longitudinal que tenha pelo menos 1,20m. Se houver mudança de direção, os patamares que ficam nestes pontos precisam ter a mesma dimensão que a largura da rampa.

Em casos em que a inclinação das rampas ficar entre 6,25% e 8,33%. O indicado é que sejam estabelecidas áreas de descanso a cada 50 metros. 

Nas rampas que estão em curva, a inclinação estabelecida deve ser de 8,33%. O raio deve ter pelo menos 3 metros, mas a medição precisa ser feita no perímetro interno da curva.

O fluxo de pessoas é o que vai definir a largura que a rampa precisa ter, porém o mínimo recomendável é que seja de 1,50m, mas o mínimo aceitável é de 1,20.

Sinalização tátil no piso

A sinalização tátil no piso deve ser instalada de acordo com o que a NBR 9050 determina. Sendo assim, além da rampa, ela ainda precisa ser instalada em construções, instalações, em adaptações de edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos.

Ela precisa ser de uma cor que contraste com o piso onde será instalada, pois assim as pessoas que têm baixa visão ou deficiência visual conseguirão receber a devida orientação.

A empresa que deseja se destacar deve apostar neste recurso, pois ele vai agregar valor ao estabelecimento comercial. Isso porque, vai evidenciar ao cliente que ele está preocupado com todos os clientes.

A sinalização tátil no piso é a principal forma que as pessoas com baixa visão ou deficiência visual têm para se orientar por meio do uso da bengala de rastreamento ou pelo pouco de visão que ela possui.

Sinalização tátil no corrimão

A sinalização tátil que é instalada no corrimão deve ser colocada na parte superior do prolongamento horizontal existente no corrimão. Ele funciona de maneira complementar ao anel de sinalização tátil em corrimão.

A presença desta sinalização é imprescindível, pois é ela que vai evitar que acidentes e quedas aconteçam e, ainda, faz com que as pessoas tenham maior segurança em seu deslocamento.

Para auxiliar e beneficiar as pessoas que têm deficiência visual, é importante ainda fazer uso das placas de sinalização em Braille e do mapa tátil, pois todos esses recursos fazem com que as pessoas consigam se locomover de maneira autônoma.

Qual melhor corrimão para rampa acessível?

corrimão para rampa acessível

Toda e qualquer rampa acessível deve contar com um corrimão que tenha duas alturas e seja instalado de ambos os lados. Além disso, o melhor corrimão é aquele que não tem arestas, mas precisa apresentar ergonomia e ter uma pegada que facilita o caminhar.

É importante ainda que ele seja contínuo e o prolongamento esteja presente antes e depois do término da rampa acessível, pois essa medida favorece a acessibilidade dos diferentes públicos.

O guarda corpo também pode ser uma opção para quem deseja oferecer mais segurança para os usuários.

Empresa que oferece corrimão rampa acessibilidade de alta qualidade em material inox

Além de trabalhar com corrimão de diferentes modelos, a Casual Inox ainda fabrica artefatos e esculturas em aço inox, cadeira de banho e barra de apoio.

Fale conosco, tire todas as suas dúvidas e tenha um projeto que siga todos os padrões de segurança que são necessários para o bem-estar de todas as pessoas.